sexta-feira, 20 de maio de 2011

Passo a passo de baú com textura


Baú com Textura - Passo a Passo


MATERIAL:
Baú em MDF
massa acrílica
goma laca indiana
tinta PVA marrom
metal colors dourado solar ( Acrilex)
kit craquelê incolor, pasta dourada
stencil
figura de decoupage
talagarça emborrachada
talagarça engomada
pedaço de passadeira emborrachad
betume em cera da judéia


Passo a Passo
Passe uma demão ralinha de tinta branca ou base acrílica só por fora do baú, e lixe a peça toda. Marque os locais onde vai colar pedaços da passadeira, nesses locais vc não vai fazer nada por enquanto. Na parte de baixo dele vc vai fazer dois procedimentos: na frente e atrás acomode um pedaço dessa talagarça mais durinha e passe sobre ela massa acrílica, aperte bem com uma espátula para que a massa entre nos buraquinhos e fixe bem na madeira. Assim que vc passar bem a espatula de ponta a ponta (pode ser um cartão de crédito velho) retire imediatamente a talagarça, em movimento prá cima, de uma vez só.
Nas laterais vc vai colar a outra talagarça que é meio emborrachada! Utilize cola branca de artesanato tipo Cascorez, deixe secar bem. Depois de seco vc pode colar com a mesma cola a passadeira.
Enquanto isso vá preparando a tampa.
Marque o local onde fará a decoupage..deve ser feito com um lápis.
Entre a marcação da passadeira e a decoupage vc fará uma textura com stencil e massa: acomode o stencil e passe a massa do mesmo jeito que passou sobre a talagarça. Retire imediatamente o stencil. Se quiser pode acelerar a secagem com secador de cabelos, depois passe uma lixa fina só para igualar. Depois pode colar a passadeira com a cola branca. Ao redor da tampa passe uma boa camada de massa acrilica, dê umas batidinhas com a espátula e depois dê uma alisada de leve, isso formará uma textura.
Passe uma demão de primer sobre os pedaços de passadeira e de leve sobre a talagarça emborrachada, assim a tinta se fixará com mais facilidade. Em seguida pinte a peça inteira com a tinta marrom. Nessa hora tenha paciência para pintar, pq sempre aparece alguns pontos que a tinta ainda não pegou. O ideal é usar um pincel de cerdas mais duras, assim vc pode dar umas "cutucadas" nos buraquinhos da talagarça
Depois de tudo bem pintado (pelo menos duas demãos) vc poderá passar algumas pinceladas com a metal colors, em vários lugares. Por último passe o betume da judéia em cera, com a tinta dourada ainda molhada, assim dá uma misturada!!
Por último cole a decoupage e faça sobre ela um craqueleê incolor, depois de seco passe a pasa dourada.
Para finalizar a peça passei laca acrílica brilhante.



Técnica retirada da comunidade 
do Orkut da Prof. Rosana Nabruzzi

Um comentário:

meralhobiart disse...

Was very nice, great